Fim de semana com chuva antecede massa de ar polar e muito vento

O fim de semana terá mudanças no tempo em grande parte do Rio Grande do Sul. Áreas de instabilidade associadas a uma frente fria começarão a entrar pelo Estado a partir da manhã deste sábado (14/05) pela fronteira Oeste e Noroeste. Ao longo do dia, as nuvens de chuva se espalharão para as demais regiões, impactando menos na área Sudoeste (Uruguaiana e arredores), Campanha e Sul (região de Santa Vitória do Palmar).

Já no domingo (15/05), a umidade se fará presente em boa parte do RS. Aos poucos, com a entrada do ar mais frio e seco, o tempo começará a abrir nas regiões de fronteira a partir da tarde. Queda acentuada nas temperaturas.

As mínimas ficarão bem baixas na segunda-feira (16/05). Toda a fronteira com o Uruguai há previsão de temperaturas na casa dos 4°C pela manhã, com risco de geada fraca. Sol com variação de nuvens, especialmente na divisa com Santa Catarina pela manhã e Zona Sul à tarde.

Modelo GDPS/CMC mostrando as mínimas para a segunda-feira.

Neve?

Apesar de ser muito cedo para prever o fenômeno, a neve poderá cair entre os dias 17 e 18 de maio. Os modelos meteorológicos ficarão mais precisos até a segunda-feira, quando se poderá afirmar com maior precisão se haverá ou não neve. Porém, no cenário que os prognósticos nos mostram até agora, SE vier a ocorrer neve, será FRACA e concentrada apenas nos Aparados da Serra, entre o RS e SC.

Projeção de neve para os Aparados gaúcho e catarinense.

Ciclone

As simulações computorizadas começaram a projetar a formação de um ciclone na costa do Rio grande do Sul a partir do domingo, mas com maior aprofundamento (ganho de força) na segunda-feira até a quarta-feira. O sistema intriga, pois fará um movimento retrógrado e voltará passar por todo o litoral gaúcho entre a terça e quarta-feira. Diante disso, novamente, o MeteoRS pede CALMA e TEMPO para que as futuras atualizações dos modelos possam esclarecer ainda mais o que está por vir. 
Modelo GFS mostrando uma perigosa aproximação do ciclone no fim do dia 17 e decorrer do dia 18. Rajadas na casa dos 80 km/h nessa atualização.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ALERTA| Chuva retorna ao Estado com grandes volumes

Ciclone põe Rio Grande do Sul em alerta extraordinário