Chuva volta ao Rio Grande do Sul. Será que vem temporais?
O Estado do Rio Grande do Sul deve experimentar tardes mais quentes até, pelo menos, a quinta-feira (26/05). O ar mais quente avançou durante esta semana ao passo de que o ar seco garantiu sol entre poucas nuvens em muitas regiões. Durante esta quarta-feira (25/05), as máximas ficarão na casa dos 30°C no Oeste (área de São Borja), Noroeste, Centro e Região Metropolitana. Mas uma frente fria se aproximará da fronteira com o Uruguai a partir do meio-dia.
Com o avanço do sistema frontal, o Rio Grande do Sul terá uma sequência de dias úmidos até o fim do mês. Não será chuva constante, pois haverá períodos de melhorias, mas o tempo não firma. A quinta-feira será de tempo instável, especialmente do Centro para o Oeste e Sul.
Ainda há uma divergência sobre os acumulados de chuva entre os modelos meteorológicos. O GFS concentra até 100 milímetros entre o Centro e o Sul e 50 a 75 milímetros na faixa norte até o dia 31. Já os prognósticos ECMWF e GDPS/CMC colocam maiores acumulados de chuva justamente do Centro para o Norte do RS.
Modelo GFS. |
Modelo ECMWF.
|
É fato que todas as regiões gaúchas terão aumento de nebulosidade nesse período. Mas em um primeiro momento, até a manhã de sexta-feira (27/05), os maiores acumulados de chuva serão no Sudoeste em direção à fronteira com o Uruguai, como mostra o modelo de alta resolução WRF.
Modelo WRF. |
Comentários
Postar um comentário