ALERTA EXTRAORDINÁRIO| Chuva descomunal atingirá Rio Grande do Sul e Santa Catarina

 


Há vários dias que os modelos meteorológicos estão apontando acumulados extremos de chuva sobre o Rio Grande do Sul e Santa Catarina. As últimas rodadas, que são mais confiáveis antes de algum evento meteorológico, deterioraram a situação que já era preocupante. O alerta vale até a próxima quinta-feira (05/05).

Áreas de instabilidades voltarão a ganhar força nesta segunda-feira (02/05) e trazer muita chuva, especialmente na faixa norte do Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Um sistema de baixa pressão vai piorar a situação durante esse período.

É de forma unânime que os prognósticos indicam muita chuva sobre as cidades na divisa com SC, Planalto Médio, Serra e Litoral Norte gaúcho. Algumas simulações são extremamente agressivas, colocando até 700 milímetros de chuva. Mas de forma geral, devemos registrar 300 a 400 milímetros em trechos dos Aparados, encosta da Serra (Morrinhos do Sul, Terra de Areia, Praia Grande, por exemplo) Litoral Norte do RS (de Capão da Canoa até Torres), Planalto catarinense, Litoral Sul e Leste de Santa Catarina.

Atenção também para o vento. Não será forte, mas há risco de queda de árvores devido ao solo muito saturado nas regiões em alerta. As rajadas devem ficar na casa dos 60 km/h. Alerta-se para o risco iminente para cheia dos rios, córregos, açudes e bloqueio de rodovias por conta de alagamentos, queda de barreiras e/ou árvores.

Acompanhe veículos com meteorologistas. Em caso de emergência, entre em contato imediatamente com a Defesa Civil de sua localidade. Veja os acumulados previstos dos principais modelos meteorológicos.

GFS.

Icon.


ECMWF.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ALERTA| Chuva retorna ao Estado com grandes volumes

Ciclone põe Rio Grande do Sul em alerta extraordinário

Fim de semana com chuva antecede massa de ar polar e muito vento