Primavera tende ser mais seca do que o normal no RS

 Modelos computorizados lançaram a modelagem até o término da estação que se inicia nesta quinta-feira (22), e mostra anomalia negativa nos índices pluviométricos.

 *Por Vinícius Emmanuelli, Moderador do MeteoRS Meteorologia. 

 
Imagem Ilustrativa. 

  Nesta quinta-feira, 22 de setembro de 2016, às 11h21min pelo Horário Oficial de Brasília, inicia-se a Primavera, entrando então na estação de transição, ou equinócio, onde as noites começam a ficar mais curtas e dias mais longos.

 No Rio Grande do Sul as chuvas com temporais começam a aparecer com maior frequência, devido ao choque térmico mais constante. Mas os prognósticos apontam que nos próximos meses (até o término da Estação em dezembro), o padrão de chuvas sobre o Estado será abaixo do normal. Isso pode ser fato decorrente das anomalias negativas do pacífico nos últimos meses, que ao contrário do aquecimento que tivemos em 2015, trouxe muita chuva ao Rio Grande do Sul e marcas históricas na Estação. 

 O modelo abaixo mostra que não teremos mais La-Niña como era esperado, e o pacífico tende a ficar em neutralidade por um bom tempo daqui pra frente. Confira abaixo o gráfico:

 
Gráfico projetando neutralidade (barra verde) dominando até 2017. (Fonte: International Research Institute for Climate and Society).
 Abaixo segue a modelagem do CFS e IRI Multi-Model Probability Forecast mostrando a anomalia negativa nos índices pluviométricos até o fim do ano:

 
Maior escassez se dará entre outubro e dezembro. (Fonte CFS; www.tropicaltidbits.com).
 
Modelo também confirmando o baixo índice pluviométrico para o Rio Grande do Sul. (Fonte International Research Institute for Climate and Society).
 MeteoRS ressalta que NÃO há perspectiva de seca. Teremos sim chuvas, mas que tendem a ser irregulares.

 Em relação a temperatura para a Primavera, propende-se para anomalia pouco acima do normal no Estado, como mostra o modelo abaixo:

 
Previsão Sazonal mostrando temperaturas pouco acima (entre 0,2/0,4°C) do normal e grande parte do Rio Grande do Sul. (Fonte: Instituto Nacional de Meteorologia).

 Análise não profissional, consulte veículos com Meteorologistas. 


 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ALERTA| Chuva retorna ao Estado com grandes volumes

Ciclone põe Rio Grande do Sul em alerta extraordinário

Fim de semana com chuva antecede massa de ar polar e muito vento