Frente Fria avança para o RS e Ciclone trará vento forte

 Tempo muda no Estado nas próximas horas. Risco de temporais e vento intenso devido a um Ciclone Extratropical.

 *Por Vinícius Emmanuelli, Moderador do MeteoRS Meteorologia. 


Imagem Ilustrativa.


 Os modelos computorizados projetam um cenário bastante alarmante para o Rio Grande do Sul nas próximas horas. Uma Frente Fria (processo de frontogênese) começa a se configurar ainda nesta segunda-feira (12) no Uruguai e Argentina, chegando ao Estado a partir da tarde pegando a Fronteira com o Uruguai. 

 Ventos de Norte ganham intensidade e podem soprar de forma moderada/forte no Interior Gaúcho, sobre tudo nos Vales, Região Metropolitana e Serra, o famoso JBN (Jatos em Baixos Níveis), trazendo o ar quente. Com isso, teremos uma tarde muito quente, com máximas na casa dos 30°C em muitas partes do RS, e beirando a casa dos 35°C nos pontos tradicionalmente mais quentes.

 
Modelo GFS marcando tarde de bastante calor no Estado na segunda-feira (12). (WX Brasil)


 Com o ar quente e úmido e avanço do Sistema Frontal Frio, há risco grande para temporais de forma localizada em qualquer área gaúcha, sobretudo na Campanha, Oeste e Centro-Leste.

 A Frente Fria se afasta no final da terça-feira (13), dando lugar ao ar mais frio e seco.


 ATENÇÃO

 Um Ciclone Extratropical muito forte se configura já nesta segunda-feira, mas ganha força na terça-feira, com ventos mais fortes no Litoral Sul, ficando na casa dos 80/90 Km/h com rajadas podendo superar os 100 Km/h, Litoral Norte entre 60/70 Km/h com rajadas e Região Metropolitana incluindo os Vales oscilando entre 50/60 Km/h com rajadas superiores. Alerta vale até a quarta-feira (14).

 
Modelo Europeu mostrando o intenso Ciclone Extratropical se deslocando pela Bacia do Prata. (AcuuWeather.com)
 Chama atenção sua força, onde os modelos marcam valores absurdamente baixos, na casa de 965 hPa. Litoral Uruguaio será muito atingido, com ventos estimados entre 115/125 Km/h, até mais em alguns pontos.

 
Outra modelagem marcando que o Centro do Sistema Convergente (Baixa Pressão), chegando a incríveis 966 hPa. (earth.nullschool.net)

 A partir de quarta-feira (14) o tempo abre com ventania, mas na quinta-feira (15) o Ciclone se afasta e o vento perde força. Segue tempo bom com temperaturas amenas.

 Ondas

 O Ciclone fará muita agitação marítima. A partir de quarta-feira o Litoral Sul até a Região de Mostardas tendem a receber maior agitação, com ondas de até 2 metros e em alto-mar 9 metros. Na quinta-feira o risco de ressaca vale para todo o Litoral do Rio Grande do Sul com ondas de até 3 metros.

  *Análise não profissional, consulte veículos com profissionais na área.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ALERTA| Chuva retorna ao Estado com grandes volumes

Ciclone põe Rio Grande do Sul em alerta extraordinário

Fim de semana com chuva antecede massa de ar polar e muito vento