Calorão antecederá temporais no Rio Grande do Sul

 Como previsto pelo MeteoRS Meteorologia alguns dias atrás, tivemos uma sequência de dias com calor e com pouca, ou em muitas partes, nenhuma chuva. Mas cenário mudará, e o calor vai se intensificar antes da chuva.

 Por: Vinícius Emmanuelli, Moderador do MeteoRS Meteorologia.

Imagem Ilustrativa.

 O Bloqueio Atmosférico está com as horas contadas para acabar. Mas até lá, o calor vai ganhar muita força sobre o Rio Grande do Sul. Nesta segunda-feira (25), muitos pontos do Estado irão registrar máximas entre 37°C/39°C, alguns pontos dos Vales passando dos 40°C. Isso porque os ventos em 850 hPa de Noroeste estará intenso, reforçando o Calor.

 Os modelos mostram que uma Frente Fria tende chegar no final da manhã e no decorrer da tarde no Oeste Gaúcho, Há risco de temporais bem localizados. Mas esse Sistema Frontal perde força, mas em poucas horas volta a se fortalecer. No final da noite desta segunda-feira (25), a Frente Fria se fortalece, e espalha chuva, especialmente no decorrer da terça-feira (26) em todo o Rio Grande do Sul. Há riso muito alto para temporais com raios, chuvarada, granizo e vendavais, em pontos localizados, até destrutivos.

 No mapa abaixo, mostra o acumulado de chuva entre essa terça-feira-feira (26), até quarta-feira (27). Nota que grande parte do RS terá acúmulo na casa dos 25/35 mm, alguns ponto do Interior de até 75 mm. Um bom acumulado para uma sequência de dias com sol e calor.

 
Modelo Americano GFS (WX Brasil), mostrando o acumulado diário entre a terça-feira (26) e quarta-feira (27) sobre o Rio Grande do Sul.

 Como foi dito, há risco de temporais. Isso porque o ar estará muito quente, ajudando na formação das nuvens Cumulonimbus (CB), e o contraste de temperatura, pois junto com o Sistema Frontal, vem um ar mais ameno, ocasionando esse choque térmico, ajudando na formação das tempestades.

 No mapa abaixo, mostra a projeção da refletividade do radar, em dBz, para a terça-feira (26), quando a Frente Fria voltar a ganhar força. Quanto maior na escala, maior o desenvolvimento das nuvens na vertical, ou seja, maior o risco de temporal, e mais forte será.


Mapa mostrando a projeção de refletividade do radar para essa terça-feira (26). Observa-se muitos pontos do RS sob risco de temporais.
 Análise não profissional. 










Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ALERTA| Chuva retorna ao Estado com grandes volumes

Ciclone põe Rio Grande do Sul em alerta extraordinário

Fim de semana com chuva antecede massa de ar polar e muito vento