Novo período de chuva volumosa no Rio Grande do Sul
Apesar da chuva perder intensidade e o frio avançar neste domingo (30/08), a tendência é do reforço das áreas de instabilidades e com grandes acumulados pluviométricos até a metade da semana.
O tempo ainda será de muita instabilidade com chuva a qualquer hora do dia, principalmente no Oeste, Centro e Leste (incluindo a Região Metropolitana de Porto Alegre) neste domingo. Os modelos meteorológicos não indicam cenário para novos temporais. O MeteoRS chama atenção para a entrada do ar frio pelo sul, que resultará em um declínio mais acentuado das temperaturas nas cidades da Fronteira com o Uruguai no amanhecer de segunda-feira (31/08), com temperaturas na casa dos 5°C na Região de Bagé, Pinheiro Machado, Herval e Canguçu.
No fim da segunda-feira até a quarta-feira (02/09), teremos um aprofundamento de uma área de baixa pressão sobre o Estado que vai interagir com um sistema de alta pressão na Região do Prata. Além dos altos volumes de chuva no Centro-Sul gaúcho, teremos a presença do vento costeiro que pode trazer rajadas de até 70 km/h para todo o Litoral.
A Faixa Norte-Noroeste, toda divisa com Santa Catarina, Grande POA e Litoral Norte- terá ar mais seco e estável neste mesmo período, com chance de algumas aberturas de sol. Esquenta, com máximas podendo ficar na casa dos 30°C no Noroeste e Vales. Entretanto, as áreas de instabilidades avançarão de sul para norte (frente fria) entre o fim da quarta e início da quinta-feira (03/09), e devem mudar o tempo nessas áreas onde fará calor.
Modelo GFS projetando acumulados de até 100 milímetros na Zona Sul até a quinta-feira (03/09) de tarde (MetSul). |
--> Análise não profissional. Consulte veículos com meteorologistas.
Comentários
Postar um comentário