* Informa Vinícius Emmanuelli, Moderador do MeteoRS Meteorologia.
Modelos Meteorológicos sinalizam que entre essa sexta-feira (12) até o domingo (14), a atmosfera estará propensa a tempestades no Estado Gaúcho.
|
Imagem Ilustrativa. |
Os prognósticos estão apontando um cenário de muita atenção para o Rio Grande do Sul. Já no final desta quinta-feira (11), entre a tarde e especialmente noite, áreas de instabilidades ingressarão da Argentina para a Fronteira Oeste. Na sexta-feira (12), a nebulosidade toma conta do Estado, especialmente no Centro-Sul. No sábado (13), uma Frente Fria se organiza na Fronteira com o Uruguai, e até a noite, o Sistema Frontal cortará todo o RS. No domingo, a chance de chuva diminui e o sol até aparece em algumas regiões, com queda acentuada da temperatura.
Chamamos atenção para o risco elevadíssimo para tempestades, com granizo, raios e vendavais. Isso porquê uma área de Baixa Pressão irá cruzar o Estado nesses dias, deteriorando a atmosfera. O GIF abaixo mostra essa Convergência:
|
Modelo GFS/ Tropical Tidbits. |
Outro fator que ajudará no tempo severo, são os Jatos em Baixos Níveis. Correntes de vento do quadrante Noroeste que traz ar quente e úmido da Amazônia para o Rio Grande do Sul. Ele ganhará força no sábado, bem no dia da formação da Frente Fria. Com isso, é de se esperar a formação de fortes temporais, até destrutivos, de forma mais localizada.
|
Jatos em Baixos Níveis (JBN) sendo projetado para tarde de sábado. (ECMWF/ windy). |
O MeteoRS Meteorologia ressalta para o risco de cheias dos rios do Centro-Oeste, na Região Hidrográfica do Uruguai. Em poucas horas, os acumulados poderão passar dos 200 mm. Veja o mapa abaixo:
|
Modelo GFS projetando altos acumulados de chuva até domingo a noite, sendo que grande quantidade tende a cair no sábado. Marcas entre 200/250 mm estão sendo esperadas no Centro-Oeste. (WX Brasil). |
Tempo começa a melhoras aos poucos a partir do domingo, quando ar mais frio e seco dominará o Rio Grande do Sul, com vento Minuano, originado por um intenso Ciclone Extratropical em alto-mar- mesma áreas de Baixa Pressão que cruzou o Estado entre a sexta-feira e o sábado- com valores abaixo dos 980 hPa. Ondas na Costa poderão atingir os três metros, em alto-mar os sete metros.
-> Análise não profissional. Consulte veículos com Meteorologistas.
Comentários
Postar um comentário