El Niño: o Retorno?

 Para quem queria um inverno típico com frio e pouca chuva, poderá se frustar...novamente.

 Por: Vinícius Emmanuelli, Moderador do MeteoRS Meteorologia.

Imagem Ilustrativa.
 Últimos dados dos Modelos Meteorológicos estão sugerindo a volta do fenômeno El Niño no Oceano Pacífico, que é o aquecimento das águas do oceano. Esse fenômeno traz impactos mundiais, como excesso de chuva, calor, frio, seca. 

 No último El Niño entre os anos de 2015/2016 trouxe muita chuva para o Rio Grande do Sul, com cheias históricas nos rios do Estado.

 O fenômeno tende aparecer, pelos prognósticos, entre o inverno e primavera. Abaixo o mapa trazendo os detalhes das projeções:

 
A partir do trimestre Julho-Agoste-Setembro as chances de El Niño crescem substancialmente, sendo que no trimestre seguinte pode ter porcentagem de ocorrência na casa dos 50%. (Fonte: International Research Institute for Climate and Society.) 
 Mas atenção: o risco de se tornar um super El Niño como foi o de 2015/16 são mínimas. O modelo CFS indica isso:

 
Prognóstico CFS mostrando a anomalia positiva no Oceano Pacífico Equatorial no final do ano, com valores ente 2° e 2,5°. (Fonte: Tropical Tidbits.) 
 Caso os modelos se confirmarem, e nós do MeteoRS estarem atualizando caso houver alguma alteração nos prognósticos, podemos esperar o retorno das chuvas, especialmente no final do Inverno.

 Análise não profissional. Consulte veículos com profissionais. 

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ALERTA| Chuva retorna ao Estado com grandes volumes

Ciclone põe Rio Grande do Sul em alerta extraordinário

Fim de semana com chuva antecede massa de ar polar e muito vento