Intenso Ciclone trará vento forte ao Rio Grande do Sul

 Modelos atmosféricos projetam a formação de um forte Ciclone Extratropical próximo ao Estado.

 *Informou Vinícius Emmanuelli, Moderador do MeteoRS Meteorologia.

 
Imagem Ilustrativa.

 Nesta quarta-feira (26), um Sistema de Baixa Pressão passará pelo Rio Grande do Sul, deixando o tempo muito instável e sujeito a pancadas de chuva a qualquer hora, principalmente a partir da tarde. No final do dia e madrugada de quinta-feira (27), esse Sistema de Baixa Pressão entra mar a dentro e se aprofunda muito. Essa queda brusca de pressão atmosférica junto com advecção de ar frio pela Argentina resultará em ventos fortes em toda Faixa Leste do Rio Grande do Sul.

 Os ventos estimados pelo GFS mostra rajadas oscilando entre 70/80 Km/h, podendo chegara 90 Km/h ou mais em pontos mais localizados do Litoral e Serra. Nos Vales e Capital entre 60/70 Km/h na tarde e noite da quinta-feira. O modelo Europeu é ainda mais agressivo, colocando rajadas de até 120 Km/h no Litoral Sul, entre 90/110 Km/h no Litoral Norte, e em alto-mar até 150 Km/h.

 
Modelo ECMWF (Europeu) mostrando muito vento na tarde de quinta-feira. (www.windytv.com).

 O que chama muita atenção é a força desse Ciclone Extratropical. A Pressão no centro desse Sistema poderá a chegar a incríveis 974 hPa em alto-mar. Pelo tamanho e força, estará próximo a Costa, por isso essa ventania toda projetada pelos prognósticos. 

 
Auge da força do Ciclone deve ocorrer na tarde e noite dessa quinta-feira segundo o GFS (www.tropicaltidbits.com).

 O mar ficará muito agitado devido aos fortes ventos. Risco muito alto de ressaca, especialmente na sexta-feira (28), com ondas de até 4 metros na Costa e em alto-mar, impressionantes 10 metros.

 
Alerta para as embarcações devido ao mar agitado na sexta-feira (www.cptec.inpe.br).


  Análise não profissional, consulte veículos com profissionais na área.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ALERTA| Chuva retorna ao Estado com grandes volumes

Ciclone põe Rio Grande do Sul em alerta extraordinário

Fim de semana com chuva antecede massa de ar polar e muito vento