Rio Grande do Sul deverá ficar em atenção nas próximas 48h
Áreas de instabilidades deverão ganhar força sobre o Estado.
*Por Vinícius Emmanuelli, Moderador do MeteoRS Meteorologia.
O MeteoRS Meteorologia analisou os modelos computorizados, e próximas horas deverão ser de atenção sobre grande parte do Rio Grande do Sul. Isso porque áreas de instabilidades que estão avançando da Argentina para o Noroeste Gaúcho, deverão ganhar força e se espalhar sobre o Planalto, Centro, Região Metropolitana, Litoral Norte e Serra, no decorrer desta quarta-feira (09). Um Sistema de Baixa Pressão é o responsável pela virada do tempo.
Modelo COSMO do INMET, mostrando o Sistema Convergente passando pelo Estado nesta quarta-feira, e se aprofundando sobre o mar na quinta-feira (10). |
Há risco de chuva forte com grandes volumes em curto tempo em pontos localizados, rajadas de vento (especialmente no Litoral Norte), e raios. Há grande divergência entre os modelos em relação a pluviosidade, mas de todo modo, a Faixa Leste (que inclui a Região Metropolitana) tende ficar em monitoramento para chuvaradas, isso porque Sistemas de Baixa Pressão quando passam sobre o RS e vão para o mar, jogam ventos úmidos, carregando mais ainda a atmosfera. Fronteira com o Uruguai (área Sudoeste) tende a ter menos nebulosidade e risco menor de chuva.
O tempo começa a melhorar gradativamente na quinta-feira (10), mas mesmo assim a Faixa Leste e Nordeste do Rio Grande do Sul terá muita umidade e perspectiva de chuva ao longo do dia. Nas demais Regiões tempo mais firme.
Comentários
Postar um comentário