Frente Fria trará risco de temporais no Rio Grande do Sul

 Uma nova Frente Fria irá trazer áreas de instabilidades, e risco de temporais no Rio Grande do Sul nesse final de semana.

  Por: Vinícius Emmanuelli, Moderador do MeteoRS Meteorologia. 

 
Imagem Ilustrativa.
 O final de semana será instável e todo o Rio Grande do Sul devido a aproximação de um Sistema Frontal (Frente Fria) a partir desse sábado (13). Os modelos mostram a chegada da chuva na Fronteira no decorrer do dia, se espalhando rapidamente até o final da tarde/noite. Como a atmosfera estará com ar aquecido, os índices de instabilidades estarão muito altos, aumentando as chances de desenvolvimento das nuvens Cumulonimbus, as nuvens de tempestades. No mapa abaixo, mostra o Índice CAPE muito elevado, especialmente do Centro para o Oeste Gaúcho:

 
Modelo WRF indicando índice CAPE elevado no Rio Grande do Sul.
 Falando ainda dos Índices de Instabilidades, outro produto mostrando ainda a probabilidade de tornados no Estado. Claro, esse tipo de alerta é mais preciso quando a instabilidade já está formada, mas o prognóstico aponta risco maior dessas nuvens muito carregadas, podendo trazer algum fenômeno severo na Região Central do RS. Confira abaixo:

 
Probabilidade de eventos severos na Região Central do Estado na noite desse sábado (13), como acusa o modelo WRF.
 Um Jato em Baixos Níveis (JBN), e a aqueda da Pressão Atmosférica, ajudará na formação das instabilidades. Abaixo, um mapa mostrando o grau de refletividade quando a Frente Fria entrar no Estado. Quanto maior a refletividade, maior o topo da nuvens, consequentemente mais forte será a chuva:

 
Modelo Americano WRF mostrando a refletividade que se projeta amanhã quando o Sistema Frontal ingressar no RS.
 O MeteoRS Meteorologia ressalta que esses eventos mais severos, como vendavais, granizo, chuva torrencial e raios, não serão abrangentes, mas em pontos localizados. Por isso o monitoramento será necessário para trazer informações mais atualizadas.

 No domingo o risco de temporais ficará maior da Faixa Norte do Estado, áreas que englobam o Noroeste, Centro, Planalto Médio, Vales, Serra, Região Metropolitana e Litoral Norte. Na Fronteira ainda tem um pouco de nebulosidade.

 Em relação as temperaturas, continuará quente. As máximas no sábado irão variar entre 34°C/36°C nas partes mais quentes do Estado, no Litoral entre 27°C/29°C com "Nordestão". No domingo o calor tende recuar um pouco, mas a sensação de abafamento persistirá devido a alta umidade do ar, com máximas oscilando entre 33°C/35°C.

  Análise não profissional. 

  

  

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

ALERTA| Chuva retorna ao Estado com grandes volumes

Ciclone põe Rio Grande do Sul em alerta extraordinário

Fim de semana com chuva antecede massa de ar polar e muito vento